sábado, 27 de junho de 2015

A praia antes vs a praia agora

Sempre adorei a praia, quando era miúda ansiava pela chegada da minha "tia" - sim sou dessas coquetes que chama tia às amigas da minha mãe-. A chegada da "tia" significava duas coisas chocolates e praia, todos os santos dias íamos para a praia, para a nossa praia ou para o Baleal que é o paraíso, uns anos mais tarde também conhecemos um outra paraíso chamado Lagoa de Óbidos, mas já lá chego.
Quando a tia se começou, só vir um mês de férias, a minha irmã tomou as rédeas da tribo, e também todos os santos dias, lá fazíamos três km a pé até à praia, e era o paraíso, tirando claro um ou outro tarado que por lá aparecia.
Mas chegou a altura em que também a minha irmã começou trabalhar, e aí passei a ir com o meu grupo de amigos, primeiro só com a minha melhor amiga, e depois com o grupo lá de casa do homem. Com estes últimos éramos os primeiro a meter o pézinho na praia e os últimos a saírem.  
Depois engravidei - ok, tecnicamente já estava grávida, mas não o sabia- e as coisas mudaram, as horas de exposição solar passaram a ser aquilo a que gosto de chamar, só nas horas dos bebés e tudo o que temos que levar também, pois são as nossas coisas, a nossa comida/bebida, mais tudo que uma criança tem que ter, brinquedos, toalha, roupa para mudar, fraldas da água, roupa para banhos, cremes, comida, água, carrinho de bebé e sombra, muita sombra. O ano passado, e depois de termos feito uma infeliz tentativa de irmos com isto tudo para a praia, resolvemos alugar durante uma semana uma barraquinha de praia, e tudo se simplificou, já que a sombra já lá estava, os brinquedos ficavam nas arrumações que o concessionário da praia disponibiliza e com isto só tínhamos que trazer três malas, uma com as coisas de higiene do baby, outra com as nossas toalhas e uma com comidas. Foi o paraíso, íamos de manhã, ao meio dia íamos para casa, e voltávamos depois das quatro horas, os nossos "vizinhos" eram do mais simpáticos que havia, um casal já idoso que adorava o Salvador e não se importava com areia a voar em todas as direcções e duas irmãs com os filhos que também estas gostavam muito do Salvador.
Este ano vamos também alugar uma barraquinha para termos a vida facilitada, só ainda não sei em que praia, mas estou inclinada para a mesma do ano passado, mas para uma fila mais perto do mar.
Eu adorava a praia em miúda, e agora cada vez que levo aquela lontra à praia e vejo a mesma paixão que eu sentia, tenho a certeza que a praia, será sempre a nossa segunda casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opiniões extremamente brilhantes e fantásticas